TIMES DE ALTO DESEMPENHO E HABILIDADES EMPREENDEDORAS

Como formar times que podem alcançar bons resultados e gerar altos impactos no mundo atual e em situações de crise? Sabemos que o mundo está em constantes transformações e num espaço de tempo cada vez menor. Essas mudanças assumem diferentes formatos: econômicos, sociais, culturais, de comunicação, de relacionamento e assim por diante. Podemos perceber algumas dessas mudanças em nossas vidas, mas outras nem tanto.

Quando olhamos para os ambientes organizacionais, por exemplo, as mudanças ocorrem numa velocidade tão alta que muitas vezes não é possível compreender bem fatores importantes como: o que motivou aquela mudança, qual é a melhor forma de responder ao novo cenário, e também, quais são os resultados possíveis de serem atingidos e até mesmo quem deveria liderar algumas dessas mudanças.

Especialmente quando o cenário é de crise, podemos observar que as cobranças são cada vez maiores e as expectativas de estratégias criativas cada vez mais valorizadas. Naturalmente, as pessoas nesse ambiente passam a se comportar de uma forma diferente, contudo, nem sempre o que as pessoas têm disponível é o suficiente para alcançar melhores resultados. E certamente, apostar no desenvolvimento de habilidades empreendedoras pode ser um grande passo.

Habilidades Empreendedoras versus Comportamento Empreendedor

Muitos estudos reservam importância para a compreensão do comportamento empreendedor, uma vez que, esse é o grande segredo de quem atinge o sucesso no mundo dos negócios. Os comportamentos das pessoas que empreendem são os grandes responsáveis pelos resultados atingidos, seja para o sucesso, ou para o fracasso. Mas, algumas definições, inclusive algumas muito populares, podem carregar armadilhas quanto ao que realmente significam, e isso, muda a percepção que temos sobre nossa capacidade de empreender mudanças e implica diretamente na forma como as pessoas se comportam. Parece mais interessante uma perspectiva que busca descrever o comportamento empreendedor em habilidades, de modo tal, que isso proporcione um entendimento mais factível e mais próximo de processos de desenvolvimento. Assim,  mudamos a pergunta “sou empreendedor?” para “que habilidades empreendedoras tenho ou preciso desenvolver?”

Novo mundo e novas habilidades empreendedoras

O mundo de hoje é sem dúvidas muito diferente do que era há dez, cinquenta, cem anos. Boa parte dessas mudanças foram geradas por pessoas. E cabe então dizer que, não só o mundo mudou, consequentemente, as pessoas mudaram também. Isso pressupõe que as nossas habilidades para operar nesse mundo, também vai mudando. Isso foi o que aconteceu inclusive no mundo do empreendedorismo. Os empreendedores de hoje possuem recursos comportamentais distintos dos empreendedores passados. E compreender o processo de transformação e desenvolvimento de habilidades passa a ser crucial, especialmente para quem deseja chegar às soluções de sucesso.

Desenvolvimento de habilidades empreendedoras: como isso pode acontecer em qualquer ambiente

As habilidades empreendedoras têm em comum o fato de que todas elas objetivam aumentar as probabilidades de sucesso de um projeto, de uma ideia, de uma solução ou de um negócio. Essas habilidades podem ser desenvolvidas em qualquer ambiente, em qualquer contexto, e a qualquer momento. E o mais importante, por qualquer pessoa. Muitas vezes são habilidades que já foram desenvolvidas previamente, mas que precisam encontrar boas condições para que volte a ser presente, e é natural que uma habilidade fortaleça a outra.

Formação de times de alto desempenho

Uma outra característica desse cenário de tantas mudanças é o fato de que não existem mais “empreendedores heróis”, empreendedores que sejam autossuficientes, e que sejam eles, responsáveis únicos, pelo sucesso de um empreendimento. Cada vez mais, os “empreendedores heróis” dão lugar a “times empreendedores”, compostos por pessoas muito habilidosas e empreendedoras, porém com suas especificidades. Os cenários de crise e de recessão, bem como cenários de inovação exigem um conjunto de habilidades e interdisciplinaridades que só podem ser superadas a partir de bons times, que são bem formados. E para uma formação de times empreendedores, é importante já começar a pensar em equipes cada vez mais desenvolvidas, especialmente, nas habilidades empreendedoras.

Esse é um post introdutório, vamos apresentar para vocês às questões que estão movimentando nosso núcleo de pesquisa sobre comportamento empreendedor. Periodicamente um dos tópicos apresentados aqui será aprofundado, então, acompanhe a discussão e deixe seu comentário!

2017-08-09T15:26:30+00:00 04/08/17|empreendedorismo|